27/01/2009 às 16:31:48
Fonte: Redação do Diário da Saúde
Pesquisadores espanhóis estudaram os efeitos da chamada dieta mediterrânea, marcada pelo grande consumo de frutas e vegetais, durante um período de 10 anos, e descobriram uma forte correlação entre a dieta e o baixo risco de obesidade.
Os cientistas fizeram um estudo de acompanhamento durante 10 anos com participantes saudáveis com idades entre 15 e 80 anos. Os voluntários haviam inicialmente participado de uma pesquisa sobre nutrição. Dez anos mais tarde, eles foram novamente entrevistados e passaram por exames clínicos.
- Dieta mediterrânea e estilo de vida
Foram coletados e comparados dados sobre a dieta, estilo de vida e variações no peso corporal ao longo do período. A média de ganho de peso entre os participantes entre o início e o fim do estudo foi de apenas 3,41 kg.
Devido ao número reduzido de participantes da pesquisa, os cientistas não conseguiram fazer comparações estatisticamente válidas separadamente para homens e mulheres.
- Baixo risco de obesidade
O estudo conclui que a dieta mediterrânea está fortemente associada com um ganho de peso médio (3,41 kg) e recomenda a disseminação de estratégias para aumentar o consumo de frutas e vegetais para prevenir e controlar a obesidade e o reganho de peso pós-dieta.
A pesquisa foi publicada no exemplar de Dezembro da revista Obesity.
Leia mais
Copyright 2010 | Faculdades ESEFAP - Todos os Direitos Reservados
Rua Mandaguaris, 274 - Centro - CEP 17600-050 - Tupã / SP - (14) 3404-3030 e (14) 3404-3039
Desenvolvido por: Oeste Sistemas